sábado, 7 de fevereiro de 2009

Viver a vida como uma obra de arte...

Minha bela rosa, conversando com um amigo, ele me perguntou o que eu queria dizer
com "viver a vida como uma obra de arte".
Acho que eu não soube me expressar bem (até porque esse amigo não sabe, mas ele me dá arrepios rsrsrsrs).
Esta expressão eu peguei (ou será que roubei) de um amigo, um ex-amor (que alívio poder dizer isso) que me ensinou muito sobre a vida, sobre a arte e sobre sentir.
Ele sempre me falava isso. Era sua meta, sua busca permanente, em qualquer setor da vida. Tentamos buscar isso juntos, mas nossas obras não conseguiram dialogar, eram períodos artísticos diferentes, e um dos artistas decidiu partir.
A expressão "viver a vida como uma obra de arte", entretanto, ficou. E vem me perseguindo pelos anos subsequentes.
Viver a vida como uma obra de arte é buscar imprimir poesia em tudo o que se faz.
É buscar a inspiração plena, a pincelada perfeita, a rima milionária...
É fazer de todos os dias, o último e o primeiro.
Dos beijos, os primeiros e os últimos.
É estar sempre pronto para partir, quando se aspira ficar para sempre.
É contradizer a música, e tornar "para sempre" em "todos os dias".
É desejar o outro como o primeiro e o último amor, mesmo que ele não seja nem um nem outro...
É estar perto mesmo longe.
É conquistar o outro todos os dias, sempre com a certeza de que pode ou não estar ali amanhã.
É sempre ter a consciência de que o outro é livre, e que por isso o "cada dia" é importante.
Admirar a liberdade do outro, assim como sua solidão.
Admirar-lhe o que é feio, insano e ridículo.
E se abrir ao desconhecido outro que nasce a cada manhã nele e em si mesmo.
Tudo isso, com a clareza de que isso é uma utopia, um eterno buscar. Que na consciência e permanência desse buscar é onde reside o pleno.

Não sei se piorei...
Pouco racional, eu sei.
Mas de que vale a racionalidade quando falamos de coração?
Particularmente, não me serve de nada.
E sempre me perco nos caminhos
quando tento utilizá-la.
O que acha disso minha rosa?

@>--'--

Um comentário:

Manda disse...

Todos os dias recebemos uma nova tela em branco para pincelarmos mais uma vez as cores que darão o tom de nossa vida. Poucos são os que fazem isso de forma competente e passional, você é uma dessas pessoas...Beijo grande amiguinha...